A PURA, Produtos Únicos Regionais Agrícolas, tem como principal atividade a produção e comercialização de produtos alimentares e de apoio à produção agrícola.
As principais necessidades que a Pura enfrentava prendia-se com a assistência técnica, que deveria ser disponibilizada 24 horas por dia, principalmente fora do horário laboral e que todo o apoio técnico ficasse concentrado num único parceiro. Era importante que quem prestasse o serviço em TI fosse o nosso departamento. Desta forma, conseguia-se garantir o bom funcionamento do negócio e principalmente uma distribuição adequada e eficaz para todos os clientes. Era necessário um bom software que permitisse fazer uma gestão adaptada à dimensão da empresa e que acompanhasse o crescimento. Era importante que todo este apoio fosse feito de forma célere como aconteceu várias vezes quando existia a necessidade por exemplo de criar um novo posto de trabalho.
Embora a PURA já tivesse o
Software da PHC, compraram outros módulos, nomeadamente de contabilidade e licenças adicionais de gestão. Instalámos a solução de
produtividade Microsoft Office 365 nos postos de trabalho que têm e ainda adquiriram o
Q.SafeIT.
Esta última solução possibilitou garantir a segurança a toda a infraestrutura da empresa, através da
Segurança periférica e endpoint. A Quantinfor conseguiu proteger a rede controlando a navegação de todos os utilizadores e também garantir a proteção de todos os dispositivos. Outra das componentes da solução do
QSafeIT tem que ver com os backups. Neste caso a PURA tem uma solução de
Disaster Recovery, que permite por exemplo, perante um ataque informático que o tempo de recuperação da informação seja reduzido e desta forma que o tempo perdido e o prejuízo da empresa sejam os menores possíveis. Dentro do
Q.SafeIT um dos módulos que mais agradou a PURA foi a
monitorização em tempo real que faz com que consigam ver, por exemplo, se é necessário realizar uma atualização ao servidor, se a impressora, hardware também adquirido na Quantinfor, precisa de substituir os tinteiros, se por acaso estão a ser alvo de algum ataque. Se assim acontecer, “somos contactados pelos técnicos do nosso departamento de TI como gostamos de chamar à Quantinfor”, disse Ruth da Cunha, diretora financeira.

Acima de tudo estão confiantes por poder trabalhar em segurança o que se reflete numa maior produtividade da PURA.
Quanto ao software PHC permitiu agilizar processos através de todos os módulos contratados, um exemplo prático disso foi que ocorriam vários problemas ao nível da faturação. Por vezes faturavam e as guias de transporte não eram logo comunicadas à autoridade tributária e com o ERP este processo é agora realizado atempadamente evitando desta forma multas.
Outra das coisas que agradou bastante à PURA foi o tempo despendido em toda a instalação dos serviços que foi relativamente rápido, bem como o tempo de formação adequado e o necessário para que todos os colaboradores ficassem autónomos no funcionamento das ferramentas disponibilizadas e que aproveitassem todo o potencial dos serviços.