Já ouviu falar em DNS Filtering?
João Mota - CTO | CMO
O filtro que a sua empresa precisa!

DNS Filtering, uma solução que protege os seus colaboradores e rede em qualquer lugar contra ameaças baseadas na web. Trata-se de uma técnica utilizada para controlar e gerir o acesso a sítios web e conteúdos em linha, filtrando ou bloqueando nomes de domínio ou URL específicos. É normalmente utilizada para vários fins, incluindo a aplicação de políticas de segurança de rede, o bloqueio do acesso a sítios web maliciosos ou inadequados e o cumprimento de requisitos legais ou regulamentares.

Conheça alguns dos principais aspetos do filtro DNS:

Filtro de conteúdos: A filtragem DNS pode ser utilizada para bloquear o acesso a sítios web ou conteúdos online considerados inadequados, prejudiciais ou não conforme com as políticas organizacionais. Isto é frequentemente utilizado em instituições de ensino, locais de trabalho e redes wi-fi públicas para restringir o acesso a conteúdos para adultos, sites de jogos ou outros tipos de conteúdos.

Proteção contra malware e phishing: A filtragem DNS é um componente essencial da cibersegurança. Ao bloquear o acesso a domínios maliciosos conhecidos ou ao impedir que os utilizadores acedam a sites de phishing, pode ajudar a proteger os utilizadores e as redes contra infeções de malware e ataques de phishing.

Conformidade e requisitos regulamentares: Algumas indústrias e organizações são obrigadas por lei ou regulamentos a implementar a filtragem de DNS para impedir o acesso a tipos específicos de conteúdo, como sites de apostas ilegais ou sites que promovem discursos de ódio.

Prevenção de perda de dados: A filtragem de DNS também pode ser utilizada para impedir a fuga de dados, bloqueando o acesso a serviços de partilha de ficheiros ou de armazenamento na nuvem, ajudando as organizações a manter o controlo sobre dados sensíveis.

Modelação do tráfego: A filtragem de DNS pode ser utilizada para fins de modelação de tráfego, permitindo aos administradores de rede atribuir largura de banda de forma eficiente e dar prioridade a determinados tipos de tráfego em detrimento de outros.

A filtragem de DNS funciona normalmente mantendo uma lista de nomes de domínio bloqueados ou permitidos e associando-os a endereços IP específicos. Quando um utilizador tenta aceder a um sítio Web, o seu pedido DNS é intercetado por um filtro DNS, que compara o pedido com a sua lista de domínios bloqueados. Se houver uma correspondência, o filtro devolverá um endereço IP diferente (normalmente apontando para uma página de bloqueio ou um aviso), impedindo efetivamente o acesso ao sítio Web.

Sabia que mais de 80% do malware utiliza o DNS para proceder ao ataque?

Com as organizações a fornecerem normalmente um modelo de trabalho remoto e híbrido, a firewall de rede já não serve como a solução única e à prova de falhas para a segurança da Web. Em conjunto, essas dinâmicas de mercado estão a necessidade de as organizações adotarem a segurança do DNS.

A segurança do DNS fornece uma camada de proteção entre um funcionário e a Internet, bloqueando o acesso a sítios inadequados através da utilização de informações sobre ameaças. Naturalmente, a solução certa também precisa de maximizar a privacidade sem comprometer a segurança e a eficiência operacional. Ao adotar a segurança DNS, as organizações podem controlar melhor as suas redes, mantendo a segurança e a privacidade necessárias para proteger os seus utilizadores (quer estejam remotos ou no escritório) de acederem a sites maliciosos.

Caso queira saber mais ou se precisar de um parceiro tecnológico que o ajude a colocar a sua empresa na vanguarda da cibersegurança fale connosco através do ola@quantinfor.com

Se preferir pode marcar uma reunião com o João Mota, CTO da Quantinfor e tirar todas as suas dúvidas: https://calendly.com/joaomotaquantinfor/30min

TAGS
VOLTAR
João Mota - CTO | CMO
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

Copilot para o Microsoft 365
LER MAIS
A importância do modelo de confiança zero
LER MAIS
Backups Imutáveis
LER MAIS
Já ouviu falar em DNS Filtering?
LER MAIS


© 2021 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.