As férias e os dispositivos móveis
João Mota - CTO | CMO
Não descure a segurança

O mês de agosto é o período de eleição para tirar férias e muitas empresas encontram-se a trabalhar sem a totalidade dos seus recursos humanos. No entanto, há sempre aquele colaborador que mesmo estando fora do escritório e a descansar não consegue desligar a 100% do trabalho. Porque surgiu uma alteração de última hora a uma proposta, porque não conseguiu terminar aquele projeto atempadamente antes dos dias de descanso, porque tem de confirmar se aquele conteúdo saiu para os clientes ou simplesmente porque não consegue delegar. Os motivos pelos quais as pessoas acabam por aceder a informação do trabalho durante as férias são imensos e a maior parte das vezes fazem-no através dos seus dispositivos móveis.

Embora possa não ser uma boa prática, trabalhar num momento que é de descanso, o importante é que o façam sempre em segurança!

Os nossos smartphones andam connosco para todo o lado e estão muitas vezes mais acessíveis do que o computador, sendo que em período de férias esta situação intensifica-se. Por este motivo, é necessário perceber como aceder à informação do trabalho através do telemóvel em segurança.

Começamos por falar da VPN. A VPN (Virtual Private Network) trata-se de uma rede privada virtual que permite estabelecer um acesso seguro à rede. “As VPNs criptografam o seu tráfego de internet e disfarçam a sua identidade online. Isso torna mais difícil para terceiros rastrear as suas atividades online e roubar os seus dados.”

É por isto que a utilização de VPN deve ser feita não só no computador, mas também nos dispositivos móveis.

Os benefícios principais prendem-se com a privacidade e a segurança na internet. Mais especificamente:

  • Garante a privacidade;
  • Possibilita a navegação em segurança nas redes wi-fi públicas;
  • Evita bloqueios geográficos (os chamados geoblocks) independentemente do sítio onde esteja de férias;
  • O custo de implementação é reduzido;
  • Escalabilidade e flexibilidade na comunicação.

A par da instalação das VPNs nos dispositivos móveis tenha em atenção que quando falamos em cibersegurança falamos sempre num conjunto de soluções e não numa única forma de se proteger e por esse motivo é imprescindível que:

  • Os softwares dos dispositivos estejam atualizados;
  • Instale um software de segurança nos dispositivos;
  • Separe as áreas de trabalho das áreas pessoais nos dispositivos móveis;
  • Coloque uma password em todos os dispositivos móveis.

Acima de tudo evite o acesso a informações críticas em dispositivos não protegidos. E caso precise de um parceiro tecnológico que o ajude com a segurança da sua empresa, mesmo em períodos de férias, fale connosco através do ola@quantinfor.com

TAGS
VOLTAR
João Mota - CTO | CMO
Comentários
Adicionar comentário

Procurar

Categorias

Login

Recuperar password
client_name

BLOG ULTIMOS POSTS

Transformação Digital Segura
LER MAIS
A Cibersegurança no Home Office
LER MAIS
Previsões de Cibersegurança para 2025
LER MAIS
Tendências Tecnológicas para 2025
LER MAIS


© 2021 Quantinfor. Todos os direitos reservados. Developed by Laranja Zen.